Buscar

Dentista: O melhor gestor para uma clínica odontológica em 3 jargões


Jargão nº 1: “Ninguém nasce sabendo”

Hoje saio em defesa de meus colegas de profissão, os cirurgiões-dentistas. Há muito se fala em gestão, vendas e marketing. O assunto está em voga, mas tem muito "palpite de fora" velando a realidade dos profissionais. Explico!

Em 2007, recém egresso da Unesp Araçatuba (a quem sou muito grato pelo excelente ensino), fui atender no Rio Grande do Sul para um outro dentista (anos depois, tornou-se meu cliente de consultoria). Era meu primeiro emprego. Se quer sabia como funcionava uma clínica odontológica, como era o processo para preparação hidráulica, o sistema de esgoto mais adequado para evitar refluxo de gases, o tamanho mínimo para cada sala de atendimento ou a lista de alvarás e licenças. Se a parte estrutural, mais familiar ao jovem formado, já era ilustre novidade, imaginem o Fluxo de Caixa, Precificação, Vendas, Propaganda e Gestão de Pessoas!

Foi na janela de tempo, entre a “assinatura do contrato” no baile de formatura (2007) até a implantação de projeto na clínica de nº 150 (2017) que aprendi que o dentista é o “cara que mais manja” desse negócio chamado Odontologia! Você pode ter dificuldades com o preço, a propaganda ou o fluxo de caixa, mas somente você (dentista!) viveu e vive na pele a decisão entre inúmeras indicações e limitações de um tratamento, as etapas para realização dos procedimentos, a dificuldade de isolar o dente para garantir uma camada híbrida longeva, o rigor de uma moldagem para garantir uma adaptação eficaz da peça protética... A lista é imensa!


Jargão nº 2: “Casa de ferreiro, espeto de pau”

Quantos colegas de profissão já me disseram que não vão ao dentista há muito tempo! Como pode: um, dentista não ir ao dentista? Pois é! Não seria injusto, também listar quantas empresas do segmento Odontológico administradas por gestores, especialistas em marketing e controllers sucumbiram ao mercado (uma empresa tocada por especialistas em gestão e marketing que quebra?). Aliás, a mim me parece que essa extrema “profissionalização” da gestão, infelizmente afasta alguns dentistas ou clínicas da qualidade intrínseca: o foco em reduzir custos e obter resultados é tão grande, que o isolamento absoluto dá lugar ao relativo para garantir margem de lucro (só não garante a preservação da obturação de um molar inferior!).

Por curiosidade, entre nos sites dos principais hospitais privados do país, e veja quem são as principais lideranças (CEOs, diretores, presidentes): isso mesmo, são médicos!


Jargão nº 3: “Se quiser ganhar dinheiro, tem que sair do mocho”

Depende! Conheço dentistas que ganham muito e sequer sabem fazer uma folha de pagamento ou se preocupam com o Instagram. Com as barreiras de novos entrantes quase inexistentes, o contingente de dentistas no Brasil aumentou (e continua a aumentar) vertiginosamente nos últimos 20 anos. A concorrência acelerou a expansão das clínicas multidisciplinares (porque elas são mais convenientes aos clientes e possuem um custo operacional por cadeira menor). Foi aí que os dentistas entenderam que seu negócio precisava de gestão, e alguns abandonaram o mocho para uma dedicação exclusiva à gestão – custou caro para uma boa parte, porque os clientes não queriam o Dr. Gestão!

Cuidado com o conteúdo exclusivo, com as dicas mágicas, com as soluções padronizadas e que resolvem todos os problemas. Tem DNA de dentista nisso?

Para mim, o equilíbrio entre atender bem e zelar pelo negócio é algo mágico. Abandonar a vida clínica (como eu fiz), tem que estar relacionado à uma vocação, uma paixão. As melhores clínicas que conheci (no Brasil e fora), são gerenciadas por dentistas que na maioria das vezes são os proprietários e realizam atendimentos clínicos. E você, confia na sua capacidade de gerir sua clínica? Espero que sim!


Renan Teiga Dentista e consultor de negócios em saúde

11 visualizações
logo bco.png

Alameda Santos, 1800 - Cj 8346

São Paulo, SP 01418-102

(11) 2450 7411

odontomatica@gmail.com.br

Uma empresa Box360 - Núcleo de gestão em saúde

© 2018 por Odontomática®

Todos os direitos reservados

Um serviço da Box360 - Núcleo de Gestão em Saúde
 

Política de privacidade e termos de uso